Espasmo de acomodação – Parte 2

Espasmo de acomodação – Parte 2

Atendimento especializado, buscando a solução mais adequada para suas necessidades.

Ainda falando do tema de “espasmo de acomodação”, uma condição que tenho visto direto no consultório, principalmente nesta era de “home office”, vamos aprofundar mais neste assunto com algumas perguntas:

Ficar muito tempo no computador influencia o espasmo de acomodação? Por quê?

Sim. O espasmo de acomodação em geral é resultado de um esforço excessivo e por tempo prolongado para a focalização de um objeto próximo, o que inclui o uso excessivo de qualquer dispositivo eletrônico, como o computador.

Além do excesso de computador, existem outros fatores que causam esse problema?

O estresse parece ser outro fator predisponente para a ocorrência do espasmo de acomodação. Causas mais raras que podem ser listadas são: trauma craniano e uma cirurgia refrativa prévia.

Como faço para saber se o que eu estou sentido é a necessidade de uso ou correção dos meus óculos ou é um espasmo de acomodação?

Aqui entra uma importante questão: o espasmo de acomodação pode ser confundido com a miopia. Alguns dos sintomas frequentemente associados ao espasmo de acomodação são o embaçamento visual, a cefaleia, a fadiga visual no final do dia e a dificuldade de concentração, sintomas que também são referidos pelo paciente míope. Assim, o espasmo de acomodação também pode ser chamado de “pseudomiopia”, uma vez que se trata de uma miopia transitória que decorre da contratura excessiva do músculo ciliar e que, portanto, pode ser potencialmente reversível. O único jeito de diferenciar a miopia do espasmo de acomodação é através de um exame oftalmológico detalhado que inclua a dilatação da pupila.