Exames

O nosso foco é a sua visão

Veja aqui

Alguns exames essenciais para sua visão

Mapeamento de retina

Também conhecido como exame de fundo de olho, o mapeamento de retina permite que o oftalmologista analise as estruturas do segmento ocular posterior, sendo essas a retina, o vítreo, os vasos sanguíneos e o nervo óptico. Trata-se de um exame fundamental na prevenção, no diagnóstico e no acompanhamento de diversas doenças, não só do olho, como também de todo o corpo.

Tomografia de coerência óptica (OCT)

A tomografia de coerência óptica (OCT) é um exame de imagem não invasivo que utiliza ondas de luz para captar imagens tomográficas em cortes transversais das diversas camadas que compõe a retina e o nervo óptico. Apesar do nome tomografia, esse exame não envolve a exposição do paciente ao raio-X.

Tomografia de coerência óptica angiography (OCTA)

O exame de Tomografia de Coerência Óptica Angiography (OCTA) consiste em um exame ultramoderno e não invasivo para captura em alta definição e análise dos vasos sanguíneos que compõe a retina e a coroide. Por meio deste exame, pode-se estudar o fluxo sanguíneo intraocular, sem a necessidade de injeção de contraste.

Ele serve como uma técnica alternativa ou complementar para outras modalidade de exame, como a angiofluoresceinografia tradicional ou a indocianina verde (exames que necessitam de injeção de contraste através de um acesso venoso no braço).

Retinografia colorida

A retinografia colorida consiste em uma fotografia digital e em alta resolução do segmento ocular posterior, composto da retina, nervo óptico e vasos sanguíneos.

Retinografia red-free

A retinografia red-free é uma fotografia em preto e branco que complementa a retinografia colorida para análise mais detalhada das camadas mais superficiais da retina.

Campo Visual

O exame de campo visual, também conhecido como campimetria, é capaz de medir a área máxima de visão de cada um dos olhos quando se foca fixamente para um ponto central. Ele detectar tanto eventuais falhas na função visual que são notadas pelo paciente, quanto aquelas já presentes, mas que o paciente ainda não percebe.

Este exame é muito útil no diagnóstico e seguimento de doenças oculares como glaucoma, doenças que afetam o nervo óptico, doenças da retina e até mesmo algumas doenças neurológicas.

A sua realização é simples e não envolve nenhum desconforto. O paciente deve permanecer em frente ao aparelho, que mostrará pontos luminosos de várias intensidades. Sempre que o ponto de luz é percebido, o paciente deve, em resposta, acionar uma campainha.

Você precisa realizar algum desses exames? Consulte-nos e faça seu agendamento.