Doenças da Retina

O nosso foco é a sua visão

Conheça

5 Doenças da retina que necessitam de tratamento cirúrgico

O que é?

Caracteriza-se pela separação entre a retina e as demais camadas que formam a parede posterior do olho. O aparecimento de uma ou mais roturas na retina é a causa desse descolamento.

Quais são os sintomas?

Na fase inicial da doença, os sintomas mais comuns são a visão de pontos pretos (as chamadas “moscas volantes”) ou a percepção de flashes luminosos. Em uma fase mais avançada da doença, o paciente percebe uma mancha no campo de visão, podendo chegar a perceber piora na visão central.

Como tratar?

Em geral o descolamento de retina é uma condição grave que necessita um tratamento cirúrgico. As técnicas cirúrgicas mais utilizadas são a vitrectomia via pars plana, a retinopexia convencional e a retinopexia pneumática.

O que é?

Caracteriza-se pela separação entre a retina e as demais camadas que formam a parede posterior do olho. A principal causa é a tração gerada por um tecido fibroso que repuxa a retina. O diabetes melito descompensado, por tempo prolongado, é a principal causa da formação desse tecido fibroso.

Quais são os sintomas?

A principal queixa é a perda progressiva da visão. Essa perda pode começar pelo embaçamento do campo de visão central ou pela perda da visão periférica.

Como tratar?

O descolamento tracional de retina em geral é tratado com a técnica cirúrgica denominada “vitrectomia via pars plana”.

O que é?

Trata-se de um “buraco” que aparece na região central da retina, chamada de mácula.

Quais são os sintomas?

Nota-se uma mancha preta, fixa, no centro da visão – chamado escotoma central – ou ainda percebe-se uma piora na visão central daquele olho.

Como tratar?

O tratamento é realizado em geral através da técnica cirúrgica chamada “vitrectomia via pars plana”.

O que é?

Trata-se de uma fina membrana firmemente aderida, que se forma sobre a parte central da retina, causando um enrugamento da retina subjacente. O paciente percebe uma distorção da visão central.

Quais são os sintomas?

Borramento visual, visão dupla, distorção de modo que as linhas retas aparentem ser tortas e os objetos pareçam ser menores do que são.

Como tratar?

Caso a membrana epirretiniana cause redução da visão e/ou distorções da visão significativas e que impactem a sua qualidade de vida, o tratamento consiste na remoção da membrana epirretiniana através da técnica cirúrgica denominada “vitrectomia via pars plana”.

O que é?

Sangramento que ocorre no segmento posterior do olho, chamado de cavidade vítrea. Pode ter diferentes causas, como por exemplo um diabetes melito descompensado, um trauma prévio ou uma rotura na retina.

Quais são os sintomas?

Percepção de borramento visual ou visão de escotomas volantes (pontos escuros em movimento).

Como tratar?

Em alguns casos, aguarda-se o sangramento regredir espontaneamente, já em outros opta-se por realizar a cirurgia chamada “vitrectomia via pars plana”.

Se você apresenta algum desses sintomas, ou se já tem um diagnóstico de alguma doença da retina e gostaria de receber orientações, agende sua consulta com nossos especialistas.